Casos de Família: Vida e Obra de Ibsen

Ler obras peças de teatro é diferente de romances. A leitura do teatro pode aparentemente ser mais rápida, mas ela exige mais imaginação. Cada leitor cria o seu próprio palco com seus próprios atores. E, se acontece de assistir uma das obras que já leu, a diferença é muito maior nas adaptações para o teatro do que nas adaptações para o cinema.  

Inspirado na relação conflituosa
 de Ibsen com seu meio-irmão.
Já assisti Um Inimigo do Povo, depois de ler a peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. É foi uma das experiências mais frustrantes da mina vida.

Ibsen é considerado o pai do teatro modernista. Naquela época, o teatro deveria pregar as regras sociais vigentes, enfatizando os bons costumes e o valor do trabalho. Ibsen foi o primeiro a tentar representar as relações como elas realmente eram (cheias de tensões) e não como elas deveriam ser.

Em Um Inimigo do Povo, o protagonista, Dr. Stockmann, é irmão do prefeito de uma pequena aldeia que está prestes a inaugurar um balneário. Todos estão com grandes expectativas sobre o incentivo à economia que o turismo do balneário trará.  Só que o Dr. Stockmann percebe que as pessoas estão ficando doentes e resolve investigar a qualidade da água...

O teatro de Ibsen gira em torno de tensões familiares e fatos que devem ser escondidos da sociedade. Acredita-se que isso seja devido a sua própria história familiar. Seus pais eram de tradicionais famílias da alta classe média norueguesa (fato de que Ibsen se orgulhava), mas sua mãe ficou viúva, quando ele era muito pequeno. Depois disso, ela se casou novamente com outro rico norueguês. Mas ele faliu e a família foi morar de favor na propriedade de um meio-irmão banqueiro de Ibsen.  Talvez a tensão entre Dr. Stockmann com seu irmão prefeito reflita a tensão de Ibsen com seu meio-irmão. Este último pode ser o vilão de várias peças de Ibsen.

Sua mãe era uma mulher submissa e religiosa e seu padrasto era violento e alcóolatra. Depois desses fatos, Ibsen, que já era um menino fechado e tímido, tornou-se totalmente antissocial.

Inspirado da vida da mãe de Ibsen.
A obra mais famosa de Ibsen, Casa de Bonecas, reflete a vida de uma mulher submissa, que é tratada como uma boneca e brincada pelo marido, assim como sua filha brinca com suas bonecas. Essa peça pode ter sido uma expressão de revolta pela condição da mãe do autor. O fato é que ela chocou a sociedade da época (chegando a ser proibida), por causa do seu final.

Na adolescência, Ibsen ficou fascinado pela leitura da Bíblia e quis estudar Teologia. Pela contagem do blog, Ibsen é o nono laureado do Prêmio Nobel que foi influenciado diretamente pela Bíblia, além de Singer, Golding, Saramago, Lagerkvist, Sienkiewicz, Mann e Steinbeck.  

Mas devido às condições precárias de sua família, Ibsen não se forma em Teologia e vai trabalhar numa farmácia. Ele faz amizade com alguns estudantes e a farmácia passa a ser um ponto de encontro entre intelectuais. Esses foram seus primeiros passos rumo ao Nobel de Literatura!


Bom fim de semana! Boa leitura! Boas peças!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)