Lendo a Bíblia com Ateus - Parte IV



Os livros poéticos são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.


Melhor interpretação do Livro de Jó.
A Fundação Nobel uma vez listou os 100 Melhores Livros da Humanidade, a partir de uma pesquisa em vários países. O Livro de Jó ficou em segundo lugar no ranking. É interessante lembrar que a Epopéia de Gilgamesh também está nessa lista.

No livro, Satanás desafia Deus a testar a fé de Jó. Deus autoriza que o demônio destrua completamente a vida de Jó, mas sem matá-lo. Três amigos se comprazem do sofrimento de Jó e vão até ele para tentar consolá-lo. Os diálogos entre os personagens são riquíssimos de significado.

A melhor interpretação de Jó que eu conheço está no livro do rabino Kushner, Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas. Uma pessoa que, devido à própria experiência trágica de vida, tem muito a dizer sobre Jó.

Salmos

Livro sobre a Segunda Guerra.
Os Salmos são atribuídos ao rei Davi. É o livro mais longo de toda a Bíblia. E eles são músicas. Então todos eles eram rimados e deveriam ser cantados. Entre os Salmos mais conhecidos e fortalecedores, estão o 23 e o 91.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. (Salmo 91:7)

Um livro que faz alusão a este Salmo é Mil Cairão ao Teu Lado, história de uma família adventista na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra.

Dica: leia Salmos em paralelo com outro livro. Leia dois capítulos do outro livro e um salmo por dia. A leitura exclusiva de Salmos pode se tornar muito enfadonha.

Provérbios

Provérbios é uma coletânea de ditados populares. Sua escrita é atribuída ao rei Salomão.

Os primeiros capítulos são uma exortação à sabedoria. E os demais capítulos são ditados aparentemente sem nenhuma ordem.

Meu conselho é leia Provérbios com um tema em mente. Copie todos os provérbios que tem relevância com o tema que você está pesquisando. Depois tente ordenar os provérbios copiados de uma maneira que faça sentido para você. Sugestão: comece pelo tema dinheiro ou mulheres.

Eclesiates

Eclesiastes também é atribuído a Salomão. Talvez seja o livro mais materialista de toda a Bíblia. Ele só tem 12 capítulos e sua leitura costuma agradar a todos os públicos. 


Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus. 
(Eclesiates 2:24)

Cantares de Salomão ou Cântico dos Cânticos

Com certeza, embora tenha o nome do rei Salomão, este livro não foi escrito pelo monarca. É um livro que pode ser interpretado com forte conotação sexual.

Acredita-se que este livro foi escrito por uma mulher de identidade desconhecida. Talvez o único livro, de toda Bíblia, escrito por uma mulher.

Com base nessa informação, o escritor brasileiro Moacyr Scliar escreveu uma parodia com o livro A Mulher que Escreveu a Bíblia. Nessa história, a autora de Cantares é a esposa mais feia o harém de Salomão. Ela é tão feia que Salomão se recusa a consumar o casamento. E, por isso, ela escreve. Atenção, este livro pode ofender pessoas muito religiosas.

Parodia do livro de Cantares.

Até nosso próximo encontro! Boa leitura!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)