Os Reis Malditos - Maurice Druon

Os Reis Malditos é uma coleção de sete romances históricos que contam uma transição de dinastia da monarquia francesa. Maurice Druon levou 22 anos para terminar de escrevê-la e contou com a colaboração de diversos historiadores. Ela é altamente fiel ao que se sabe da História.

Essa coleção já foi adaptada para minisséries pela TV francesa. Segundo George R. R. Martin, autor de Guerra dos Tronos, a coleção Os Reis Malditos serviu de inspiração para sua obra, pois trata da “verdadeira guerra dos tronos ”.

A coleção é composta por sete livros,
 sendo seis em sequência cronológica e o sétimo após a Guerra dos Cem Anos.

O primeiro livro da série, O Rei de Ferro, trata da vida de Felipe I, o Belo. Seu fato mais conhecido foi ter desarticulado a Ordem dos Cavaleiros Templários, destruído seu Templo em Paris e queimado vivo o líder octogenário Jacques de Molay. Na fogueira, de Molay amaldiçoa Felipe, o Belo, dizendo-lhe que ele viveria menos de um ano e que nenhum descendente seu iria governar a França.

Daí um dos sentidos do título da coleção... Os Reis Malditos, porque foram amaldiçoados por de Molay. Os próximos livros são: Rainha EstranguladaOs Venenos da Coroa, A Lei dos VarõesA Loba da França, A Flor-de-Lis e o Leão Quando um Rei Perde a França.

Todos os livros são banhados com tortura. Eles têm todas as formas imagináveis de tortura e assassinatos possíveis. Com o agravante de que são todos fatos históricos. Dá para desacreditar da humanidade.

Capa da minissérie da TV francesa.

Além disso, a coleção proporciona um conhecimento aprofundado de como era a vida na Idade Média e qual o papel e a força real da Igreja Católica (sem floreios, mas também sem os exageros que os livros escolares atuais atribuem à Igreja).  

Para mim, foi especialmente interessante a existência de alguns personagens (reais) que eram banqueiros sicilianos. Por meio desses personagens, Maurice Druon consegue explicar bem como eram as ligas de banqueiros italianos e como isso originou o sistema bancário moderno. Isso me aprofundou a minha compreensão sobre certas nuances do mercado financeiro e como elas funcionam até hoje.

Essa leitura é recomendada para aqueles que se interessam por História (especialmente Idade Média), por estruturas de poder e como elas funcionam e para aqueles que  têm estômago muito forte!

Boa leitura!
Boa semana a todos!

Comentários

  1. O volume 6 chama-se A Flor-de-Lis e o Leão. Você pode achar em sites de livrarias, no site da Estante Virtual e você pode tentar trocar no site de troca de livros do Skoob.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)