Book Haul de junho e julho !

Vamos compartilhar os livros que chegaram nos últimos dois meses, a partir dos mais recentes.

1. Os Judeus que construíram o Brasil: Fontes inéditas para uma nova visão da história. É um trabalho acadêmico de quatro professoras brasileiras, Daniela Levy, Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein, coordenadas pela grande mestra, Anita Novinsky. O livro se dedica a reconstruir História dos marranos, também chamados de cristão-novos. Eles viviam em harmonia na Península Ibérica (Espanha e Portugal). Mas, por volta de 1500, foram expulsos e sistematicamente perseguidos pela Inquisição. Vários marranos foram para diversas partes das Américas, principalmente para o Brasil. Centenas de pessoas (no Brasil!) foram queimadas vivas nos chamados “Atos de Fé” e milhares foram torturadas.  As autoras remontam as Histórias dessas pessoas analisando por vários aspectos.

2. Uma Mulher Vestida de Sol do escritor paraibano Ariano Suassuna. Foi um presente da amiga pernambucana Amanda. Cabe ressaltar que Suassuna exerceu quase toda sua carreira profissional e faleceu no Pernambuco. Ele foi secretário cultural de lá. Seu projeto de maior destaque foram as Aulas Espetáculos, grupos de artistas que percorriam o Sertão levando cultura às localidades mais remotas (Dica: procure no Youtube trechos dessas aulas). Suassuna ficou famoso por sua obra O Auto da Compadecida, que se tornou filme. Depois de tantas leituras pesadas, espero que o bom humor e a leveza de Suassuna me ajudem a descontrair.

3. Mrs. Dalloway da escritora inglesa Virginia Woolf. É uma grande autora, de quem o blog já comentou  Orlando e Passeio ao Farol. Virginia tem um estilo único de narração. Ela mistura a realidade com os pensamentos dos personagens. Mrs. Dalloway se passa em um único dia da vida e da mente de uma mulher da elite inglesa, lembrando o livro Ulisses de James Joyce. Virginia teve uma vida muito triste e sofreu muito. É preciso estar no momento certo para apreciar a beleza de sua obra no fundo da dor. Este livro foi um empréstimo de uma amiga, espero lê-lo em breve.

Curiosamente, em junho ganhei três livros em alemão. O livro All about Yoga da apresentadora Kerstin Linnartz veio de um amigo que mora no sul da Alemanha. O livro Die Niemandsrose Sprachgitter do poeta romeno Paul Celan e Ein ganzes Leben do romancista alemão Robert Seetharler (eleito livro do ano pela revista Der Spiegel) foram presentes de uma amiga suíça. Ela é uma grande fã do poeta Paul Celan, infelizmente, desconheço que exista uma tradução da sua obra para o português.


Bom fim de semana! Boas Olimpíadas!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)