Como fazer amigos & influenciar pessoas



 Como fazer amigos & influenciar pessoas é um livro escrito por Dale Carnegie em 1936 (quase um octogenário). Nesse período ele foi traduzido para quase todos os idiomas e vendeu mais de 50 milhões de exemplares. Com certeza, ele atende uma de nossas necessidades primordiais: lidar com outros seres humanos.

 A obra se divide em quatro partes, cada uma delas subdividas em princípios. Para escrever cada princípio, Dale Carnegie pesquisou tudo que tinha sido escrito sobre o tema até aquela época. Por isso, ele cita vários personagens históricos e como eles souberam fazer amigos e influenciar pessoas. Na maioria das vezes, o texto é enriquecido com o relato de alguém que aplicou a técnica e teve resultados. 


Um dos personagens históricos mais citados é o presidente Abraham Lincoln. Ele soube se controlar e se colocar no lugar do outro para falar, mesmo durante os momentos mais críticos da Guerra de Secessão Americana. 
 Entre as partes que mais me marcaram estão:

  • Parte III, princípio 3: Se está enganado, reconheça o seu erro rápida e energicamente. O autor dá um exemplo de uma experiência pessoal que ele teve com seu cachorro e um guarda-florestal no parque que me marcou muito.  Transcrevo uma parte do texto: "Se sabemos que vamos ouvir de alguém alguma reprimenda, não é muito melhor precedermos a outra pessoa e dizermos nós mesmos o que ela vai dizer? Não é muito mais fácil ouvir a autocrítica do que a condenação vinda de lábios alheios? Diga sobre si mesmo todas as coisas que você sabe que a outra pessoa está pensando, ou coisas que ela quer e pretende dizer - diga-as antes que ela tenha oportunidade de dizê-las. As probabilidades são na proporção de cem para uma em como a pessoa tomará, então, uma atitude generosa, de perdão, e reduzirá o seu erro ao mínimo - tal como o policial montano fez comigo e Rex."

  •  Parte III, princípio 8: Procure honestamente ver as coisas sob o ponto de vista da outra pessoa. Nas palavras do texto"Se, com a leitura deste livro, conseguir apenas uma coisa - uma tendência cada vez maior de pensar sempre de acordo com o ponto de vista das outras pessoas, e ver as coisas pelo ângulo delas tão bem como pelo seu próprio, se deste livro conseguir apenas isso, ela facilmente lhe provará que é um dos pontos-chave da sua carreira."

  • Toda parte IV: Seja um Líder: Como Mudar as Pessoas Sem Ofendê-las Nem Deixá-las Ressentidas. São 9 princípios com textos curtos, mas que me marcaram profundamente por causa dos resultados alcançados, verdadeiros milagres.


 Se você gostou do tema e quer saber mais, também recomendo a leitura dos seguintes livros:





Comunicação Não Violenta - Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Já tem resenha no blog!



O Mito do Carisma - A Força do Magnetismo Pessoal para Atingir o Sucesso Profissional - Resenha nos próximos posts!
===================================================================
Gostou? Por favor, comente e ajude compartilhar.
Até quarta no nosso próximo encontro!






Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)