O que fazer quando alguém te persegue de carro?

Recentemente um homem me perseguiu num veículo. Eu estava noutro veículo com outra pessoa dirigindo. Tivemos o que pode ser chamado de “dia da caça pela metade”, pois conseguimos fugir, mas com ferimentos.

Eu não sei qual era a intenção do perseguidor, poderia ser uma pessoa drogada ou com problemas mentais, poderia ser um assaltante (essa é a hipótese com que a polícia trabalha), poderia ser uma pessoa com a intensão de nos assassinar (poderia até ser um caso de confusão de identidade, essa é hipótese que eu mais acredito) ou poderia ser um sequestrador.

Baseado nessa experiência, resolvi compilar algumas dicas para evitar e fugir de uma perseguição automotiva. Todas as dicas aqui são baseadas nessa experiência. Na dúvida, pergunte a um policial. 

Nada do que compartilho aqui deve se sobrepor às instruções de um policial.

1. Se você perceber que está sendo seguido, ligue para Polícia Militar (o número é 190).
> Você pode ficar na dúvida e pensar: “Será que eu estou mesmo sendo seguido ou são coisas da minha cabeça?”. Ligue assim mesmo. A polícia vai te instruir sobre como tirar essa dúvida. É melhor ligar antes do que só ter certeza quando for tarde demais.
> Nessas horas é bom saber sincronizar seu celular com carro, caso você esteja dirigindo só. Assim você pode falar sem tirar uma das mãos do volante.
>E, lógico, é bom que seu celular sempre tenha bateria, quando você estiver dirigindo.

2. Mantenha a calma com uma respiração abdominal.

3. Dê informações precisas à polícia sobre onde você está.
>Seja como um aparelho de GPS, descrevendo absolutamente todas as ruas por onde você passa.  Se você não souber o nome da rua, diga algo como “virei à esquerda”, “virei à direita”, “tem uma igreja assim e assado a minha direita”, “estou perto da prefeitura”, etc. Caso a ligação seja bruscamente interrompida, a polícia vai usar essas informações para tentar te localizar.  
> Informe a placa e o tipo de veículo que está te perseguindo.

4. Dirija por ruas e avenidas movimentadas.
>A polícia vai te orientar sobre onde e como parar.  
> Nunca volte para casa.  

5. Dirija respeitando as leis de trânsito.
> Não tente correr.

Coisas para você pensar antes que aconteça:
Mantenha o seu seguro veicular em dia.
Tenha câmeras em seu veículo, filmando tanto a parte dianteira quanto traseira, para que essa filmagem possa, se necessário, ser usada como prova.
É bom que você saiba a localização precisa de todas as unidades militares (batalhão, companhia, etc.) da sua cidade. Passe em frente dessas unidades várias vezes por vários caminhos diferentes. De modo que, mesmo nervoso e com medo, o seu corpo saiba dirigir até lá.
Invista em um curso de direção defensiva e evasiva. Existem bons cursos por diversos preços. Pode parecer caro, mas se você pensar que é um investimento que você só faz uma vez na vida e pode te salvar, começa a não ficar tão caro assim.

Como nós somos um blog de literatura, mantenho a tradição de recomendar leituras. A leitura que recomendo é Yoga para Nervosos do professor Hermógenes.  A prática de Yoga vai ensinar a respirar e ficar no momento presente, assim, você conseguirá pensar claramente e tomar decisões acertas em momentos de muita tensão emocional. Além disso, a prática regular de Yoga deixará seu corpo flexível, principalmente a coluna, aguentando mais impactos. Desse modo, seu corpo pode aguentar uma colisão e sair do carro consciente, pronto para lutar ou fugir. Seu corpo saudável e flexível permitirá você dar aquela alongada a mais para abrir uma porta amassada. Situações nas quais pessoas que não praticam Yoga poderiam não se dar tão bem.

Leia sempre livro que fortalecem a sua fé, sua confiança em Deus e em você mesmo. Em situações de tensão, o que está gravado no fundo do seu subconsciente é o que mais aflora. Então sempre mantenha coisas boas na mente.

Reforço que tudo que foi comentado aqui é apenas uma percepção pessoal. Busque informações junto a Polícia Militar para a sua segurança. Por favor, fique à vontade para contribuir com outras dicas e comentários.

Boas leituras! Boa semana a todos!

Gratidão por estar com vocês!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)