Book Haul – Últimos meses...

Estou lendo Sonho Grande, um livro que conta a história de Jorge Paulo Lemann e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira. O livro é focado principalmente nas fusões e aquisições de marcas como Budweiser, Burger King e Heinz. Assim eles se tornaram donos do maior império do capitalismo brasileiro. Algo sem precedentes na nossa História. Paixões à parte, o livro é muito interessante. Espero poder escrever algo mais específico em breve.

Muitos livros surgiram nos últimos meses, tanto por meio de trocas, quanto de aquisições e empréstimos. 

Entre os empréstimos estão:


1- As 3 Escolhas para o Sucesso de Stephen R. Covey. O mesmo autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. É um empréstimo de um professor muito admirado por sua eficiência. Ainda não li nenhum livro deste autor, mas vou ler. Tenho uma grande expectativa de que esse tipo de livro realmente faz a diferença na vida das pessoas, tornando-as mais eficientes.


2- Resiliência – Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional de Paulo Yazigi Sabbag. É um empréstimo de uma colega de trabalho inspiradora. Este livro também já foi recomendado por um ex-professor. Agora finalmente terei a  oportunidade de lê-lo. Grande expectativa para essa leitura também.


3-Stravaganza – Cidade das Máscaras de Mary Hoffman. É o livro favorito de um amigo. É fantasia. Ele me emprestou com muito carinho. Essa leitura está alinhada com objetivo de ler mais livros escritos por mulheres. Sempre que posso, alterno um autor e uma autora. Estou me surpreendendo com a quantidade de mulheres incrivelmente boas na arte da escrita. Muitas vezes, totalmente desconhecidas do grande público.

Livro trocado:


4- Uma Execução Comum – A tragédia de um submarino russo de Marc Dugain. Já falamos deste autor francês no blog. Esse autor é muito bom. Seus livros são contextualizados dentro de uma história verídica. Marc Dugain escreveu um clássico sobre mutilados da Primeira Guerra (uma homenagem do autor ao seu avô, veterano). Além disso, escreveu um livro sobre a vida do chefe do FBI, J. Edgar. Uma Execução Comum narra o naufrágio do Submarino Kursk em 2000. Muitos ainda se lembram dessa tragédia, ela marcou a década.

Livro comprado:


5 – Como fritar as josefinas – A mulher nos bastidores da empresa familiar brasileira de Yara M. Fontana. Yara era uma das herdeiras da Sadia. Ela trabalhava na empresa, desenvolveu um plano para incentivar os funcionários a parar de fumar. Esse método hoje é usado pela Organização Mundial de Saúde, devido à sua eficiência. Mesmo assim, Yara nunca foi aceita num cargo de liderança. Ela ficava confinada numa salinha sem janelas e sem subordinados, até pedir a conta.  Possivelmente ela foi vítima do machismo dos herdeiros masculinos da Sadia. Menos de uma década após esse episódio, a empresa faliu e foi vendida. Não acredito em coincidências. Vários estudos apontam que  ter mulheres em cargos de liderança geram mais lucros para empresas (Acesse o link para saber mais 1).

Livros ganhados:


6 – Frágeis Pontes sobre Abismos de Caio Porto. Caio Porto é um autor brasileiro, ainda pouco conhecido. Já li alguns textos dele. Porto cria excelentes diálogos. Ele me enviou este romance e pretendo lê-lo em breve.



7- A vida mística de Jesus de H. Spencer Lewis. Ganhei este livro de um amigo que respeito e admiro muito. Ele quer muito a minha opinião sobre ele. Embora não professe nenhuma religião, no blog, também tratamos de livros religiosos, de um ponto de vista mais pragmático. Por isso, também lerei este livro e procurarei manter a mente aberta.

Que esses livros possam ser uma recomendação para vocês também! Quem sabe vamos ler juntos algum deles.

Fiquem à vontade para sugerir outras leituras e para compartilhar os livros que entraram em suas vidas nos últimos tempos.

Bom fim de semana! Boas leituras!


Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)