Ensaio sobre Lucidez - José Saramago


Há cerca uns 15 anos, eu estava viajando de ônibus e conversando sobre livros com moça do meu lado.
Não me lembro do rosto, nem do nome dela. Só lembro que ela me recomendou Saramago. Principalmente Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez. Entre ambos, ela falou que o segundo era melhor. Eu perguntei se poderia ler só o Ensaio sobre a Lucidez, ela me respondeu: "Não, leia os dois porque um é continuação do outro.".

 Ainda me arrependo de não ter descido daquele ônibus, comprado e lido os dois livros naquela época. De fato, Ensaio sobre a Lucidez é uma continuação de Ensaio sobre a Cegueira é um livro extraordinário. Um dos melhores livros que li este ano. Está concorrendo fortemente com Memórias de Adriano.

 A estória se passa quatro anos depois que as pessoas ficaram misteriosamente cegas numa capital muito semelhante à Lisboa. Agora também misteriosamente a maioria dos eleitores decidem votar em branco. As eleições se repetem e, mesmo assim, as pessoas continuam votando em branco. Em pânico, as autoridades decidem tomar ações para neutralizar a ação dos brancosos.

 Ao contrário de Ensaio sobre a Cegueira, Ensaio sobre a Lucidez não possui cenas fortes de violência. É um livro irônico que me surpreendeu pelo humor. Eu gargalhei várias vezes enquanto o lia.

Segue um trechinho que gostaria de compartilhar com vocês:

"Aqui está uma cidade que votou em branco contra o senhor e não houve um raio que caísse em cima e a reduzisse a cinzas como, por culpa dos vícios muito menos exemplares, aconteceu a sodoma e a gomorra, e também a adnia e seboyim, queimadas até aos alicerces, se bem que destas duas cidades não se fala tanto como das primeiras, cujos nomes, talvez pela sua irresistível musicalidade, ficaram para sempre no ouvido das pessoas."


 As cidades destruídas na Bíblia estavam numa região chamada Pentápolis (cinco cidades). Por tanto, haviam cinco cidades: Sodoma, Gomorra, Adma, Seboim e Bela (Segor). Antes de ler Ensaio sobre a Lucidez, eu nunca percebi que na verdade foram cinco cidades destruídas e não apenas Sodoma e Gomorra.

 Leituras são assim. Um conhecimento leva a outro!

Bom fim de semana!  Até nosso próximo encontro!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)