Sejamos Todos Feministas de Chimamanda Ngozi Adichie


Chimamanda Ngozi Adichie é uma proeminente escritora nigeriana. Seu primeiro romance Hibisco Roxo, publicado em 2003, recebeu o Prêmio Commonwealth Writers' como Melhor Primeiro Livro (2005). O seu segundo romance Meio sol Amarelo, publicado em 2006 foi vencedor do Orange Prize para ficções (2007).  Adichie também publicou histórias curtas e uma coletânea de poemas.  

O livro Sejamos Todos Feministas trata-se de uma adaptação de uma palestra dada no TEDXEuston em uma conferência com foco na África no ano de 2012. A escolha do tema feminismo se deu por ser uma questão que toca a autora em especial. Esta é uma palavra carregada de estereótipos, não é um assunto muito popular e Adichie achou que poderia começar um diálogo necessário. Sua conferência no TED já possui em torno de 2 milhões de visualizações.  

 A primeira vez em que a chamaram de feminista foi durante uma discussão com um amigo de infância, porém não era um elogio. Era como se dissesse: “Você apoia o terrorismo!”. Apesar disso Adichie abraçou o termo desconstruindo o seu significado estereotipado para um que a representasse de fato.

 Neste ensaio Adichie fala com bom humor de sua experiência pessoal de mulher nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas e meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos.

" Costumava observar minha avó, uma mulher brilhante, e ficava imaginando o que ela poderia ter sido se durante a juventude tivesse tido as mesmas oportunidades que os homens. Hoje, diferente do que acontecia na sua época, há mais oportunidades para as mulheres - houve mudanças nas políticas e na lei, que foram muito importantes.

Mas o que realmente conta é a nossa postura, a nossa mentalidade. E se criássemos nossas crianças ressaltando seus talentos, e não seu gênero? E se focássemos em seus interesses, sem considerar gênero?"

 Trecho de Sejamos Todos Feministas.

​​Adichie disponibilizou o seu livro gratuitamente na Amazon. 
Baixar eBook Kindle em Sejamos Todos Feministas - (Amazon)​.

Texto de Jaciara Cássia do Blog Literatura Brasileira


Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)