As Aventuras do Barão de Munchausen!


 As Aventuras do Barão de Munchausen é um livro infanto-juvenil. O Barão foi um personagem real, um militar e proprietário rural alemão do século XVIII, além de grande mentiroso.

 A narração de todas as suas aventuras fantasiosas foi compilada por um de seus ex-empregados (um grande vigarista, diga-se de passagem), Rudolf Erich Raspe, que publicou o livro enquanto vivia na Inglaterra.

 As Aventuras do Barão são monstruosamente exageradas, incluindo duas viagens a Lua e sustentar o próprio peso puxando pelo seu rabo de cavalo. 

 Os leitores adultos têm reações diferentes, a maioria não se aguenta de tanto rir. Confesso que, embora esse fosse um dos meus filmes favoritos de infância, a leitura agora me deu um pouco de sono. 

 Mas, ao mesmo tempo, eu me lembrei da aula espetáculo de Ariano Suassuna, grande escritor nordestino, para TV Senado, na qual ele diz que adora a figura do mentiroso, que todo escritor, na verdade, é um mentiros0. Vale a pena assisti-la na íntegra.



 Gostou? Por favor, deixe seus comentários e ajude a compartilhar. 

 Boa semana a todos e até nosso próximo encontro!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)