Perdas & Ganhos - Lya Luft

 Perdas & Ganhos foi um best seller da escritora gaúcha, Lya Luft, em 2003. Não tem como classificá-lo. 

 O escritor brasileiro Carlos Heitor Cony tem um livro chamado Quase Memórias. Seguindo a mesma linha linha de raciocínio, talvez Perdas & Ganhos seja um Quase Ensaio.

 A autora fez um trabalho com grupos de mulheres (e ao final, com um grupo de homens) que se reuniam para discutir as perdas e ganhos da maturidade e do envelhecimento.

 O livro nasceu das discussões desses grupos e de muita experiência pessoal da autora. Não é definitivo sobre o tema, mas é válido por levantar alguns questionamentos importantes. Um bom livro para se dar de presente.

 Segue uma pequena passagem da obra:



"Um dia me pediram para escrever sobre um "casal perfeito": bom para quem gosta de desafios. Minha primeira providência foi cercar com aspas o vocábulo "perfeito".

 O que justificaria o rótulo sobre o qual eu deveria escrever?

 Imediatamente ocorreu-me que parceiros de um casal "perfeito" precisam se querer bem como se querem bem os bons amigos e temperar esse afeto com a sensualidade que distingue amizade de amor. Duas pessoas que se compreendem, sem ressentimentos nem cobranças, a inevitável dose de peculiaridade do ser humano e sua dificuldade de comunicação. Em última análise toda a sua complicação. 

 A melhor parceria deve ser aquela em que um aceita o outro sem ter de se submeter a qualquer coisa pelo outro; em que um aprecia e admira o outro, mas tem por ele ternura e cuidados. Sobre tudo aquele em que um parceiro não investe no outro todos os seus projetos, à primeira decepção passando de amor a rancor.

 Se o outro servir de cabide para os nossos sonhos mais extravagantes de perfeição, o primeiro vento contrário derruba o pobre ídolo que não tem culpa de nada. 

 No casamento saudável há um propósito geral: quero passar com você o melhor dos meus dias, construir com você uma relação gostosa, importante e definitiva."

 Gostou? Por favor, comente, compartilhe e ajude a divulgar o nosso blog.

 Bom fim de semana. Até domingo!






Comentários

POSTS MAIS LIDOS

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)