5 livros que você provavelmente nunca ouviu falar, mas deveria ler

1) Uma Vida Interrompida - Os Diários de Etty Hillesum - 1941-43

  Aparentemente este livro é bem conhecido no exterior.

  Mas no Brasil ele é raríssimo. Ele é uma coleção de diários e cartas da jovem judia holandesa Etty Hillesum. No início da guerra ela é uma moça depressiva e materialista. Ele encontra um homem que se torna uma espécie de guia espiritual e conforme a guerra vai se tornando mais cruel e difícil, ela vai se libertando espiritualmente e se tornando mais feliz. O livro é inspirador.



2) O Professor Jeremias - Léo Vaz

 É um livro brasileiro. A história é ambientada no começo do século XX.
 É um professor que se divorciou da esposa (sim, ele se divorciou naquela época!), se mudou para uma cidadezinha no interior de São Paulo (provavelmente onde hoje seria Santo André) e nunca mais viu o filho. Para que o filho saiba quem foi o pai dele, ele escreve o livro com um tom autobiográfico. Ele pretende mandá-lo para o filho quando terminar. O livro tem toques de humor e a história é muito bem articulada.



3) A Estranha Nação de Rafael Mendes - Moacyr Scliar

 Talvez este seja o menos conhecido dos livros de Moacyr Scliar. 

 É um livro de 300 páginas, até a página 114, a história não promete muito. Mas depois disso, ela se revela tão bem articulada que merece a leitura. O autor explora a história dos cristãos-novos no Brasil, através da genealogia de uma família que todos os descendentes se chamam Rafael Mendes. 

 Todos os fatos históricos mencionados são reais. É impressionante como o autor associa fatos reais com a história ficcional da família de Rafael Mendes.


4) Nos Sertões do Araguaia - Hermano Ribeiro da Silva

 O livro é o diário da expedição de quatro amigos que partem de São Paulo para subir todo o Rio Araguaia em junho de 1932.


 Considerando as dificuldades que eles teriam pela frente para transpor uma mata virgem, eu considero um grupo de quatro, como um grupo corajosamente pequeno.


 Eles vão se virando para comer, caçando animais e coletando frutas silvestres. O autor descreve maravilhosamente bem e com conhecimento técnico a fauna e a flora da Amazônia. Estou impressionada. Eles também fazem contato com os sertanejos que vivem praticamente isolados no lugar. Na maioria das vezes, são bem recebidos e é muito interessante ler as descrições da particularidades culturais da região na época.


5) Expedição aos Martírios - Francisco Marins

 Um maravilhoso romance histórico. 

 Conta a história do menino de Sorocaba cujo tio desapareceu no sertão. 

 Com um amigo, eles vão atrás do tio desaparecido e atrás dos lendários Martírios, uma terra cheia de ouro vista pelos bandeirantes.






Comentários

POSTS MAIS LIDOS

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)