Hammerstein ou A Obstinação - Hans Magnus Enzensberger

Eu divido meus oficiais em quatro tipos...

"Há oficiais inteligentes, aplicados, burros e preguiçosos. Em geral, essas qualidades vêm aos pares. Há os inteligentes e aplicados, que devem ir para o Estado-Maior. Depois vêm os burros e preguiçosos; esses são 90% de qualquer Exército e são próprios para tarefas de rotina. Os inteligentes e preguiçosos têm o que é preciso para tarefas mais altas de liderança, pois têm clareza mental e firmeza dos nervos na hora de decisões difíceis. Mas é preciso tomar cuidado com os burros e aplicados; não podem receber nenhuma responsabilidade, pois só sabem causar desgraça."

Essa frase do general Kurt von Hammerstein-Equord mostra bem como era sua personalidade. Um aristocrata alemão de mente aberta e perfil não convencional para um militar. O livro começa com uma história de amor.

 O general não se importava nem um pouco com as aventuras de suas filhas e filhos. A maioria deles lutou na Resistência e se filiou ao Partido Comunista, além de cooperar ativamente com a União Soviética, pois...

“O medo não é uma visão de mundo”.

O general Hammerstein foi o mais ativo inimigo de Hitler, além de possuir uma mente extraordinária.  Leitura imperdível para todos que se interessam pelo tema Segunda Guerra Mundial.


Bom fim de semana a todos!

Comentários

POSTS MAIS LIDOS

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)