Como se tornar um escritor melhor lendo?

Coursera é um site de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades do mundo, oferendo cursos online e gratuitos para todos. Estou concluindo, neste site, o curso Aprendendo a Aprender. O curso é focado em ensinar como nós podemos estudar e aprender, de maneira eficiente, matérias difíceis e abstratas, como matemática. Assim evitando o sentimento de frustração e desânimo.

 É um dos melhores cursos que eu já fiz na vida!!!!!!! Gostaria que alguém tivesse me ensinado isso quando eu tinha 17 anos. Com certeza, a minha vida seria outra. Recomendo fortemente para qualquer pessoa. Ele está 100% disponível em português. Portanto, é só acessar! 

 Aprendendo a Aprender também tem entrevistas opcionais com pessoas que realizaram feitos extraordinários em várias áreas  do conhecimento (ensino, aprendizado de idiomas, engenharia da computação, literatura, etc.). Assisti a uma entrevista com John Maguire, famoso  jornalista escritor norte-americano.

 Foi perguntado:

 Como se tornar um escritor melhor lendo? 

 E ele respondeu: 

 "Leia os seus ídolos literários. Se você escreve histórias curtas, leia os melhores escritores desse tipo de histórias. Observe principalmente:
  
  1.  Suas aberturas (inícios de parágrafos, capítulos, livros). Como esses textos começam?
  2.  Sublinhe algumas palavras. Quais palavras esses escritores usam, que você ainda não usa, mas gostaria de usar? Marque-as. Faça uma lista. 
  3.  Repare no comprimento das frases. São frases longas? Curtas? Via de regra, prefira frases simples e curtas. 
  4.  Destaque uma frase que você sente que você nunca seria capaz de escrever. Transcreva-a. Estude-a. Entenda porque ela te fascina.
 
Grande escritor brasileiro, Ariano Suassuna.

 Bons escritores estão sempre pensando nos seus leitores. Quem são eles? Como eles se sentem? Como este texto atenderá as suas necessidades?
 Por isso, se faça sempre duas perguntas ao escrever um texto: 
 O que eu estou tentando dizer? 
 O que eu não posso sair sem dizer?"

 Em prol do nosso aprendizado e desenvolvimento, não posso sair sem recomendar, mais uma vez, o curso Aprendendo a Aprender. Ele é maravilho! 

 Seguindo as dicas dessa entrevista, analisaremos, nos próximos posts, o estilo de alguns escritores e escritoras que são referência na literatura. 

 Boa semana a todos! Até nosso próximo encontro!



Comentários

POSTS MAIS LIDOS

A Personalidade Neurótica de Nosso Tempo - Karen Horney

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR - BERT HELLINGER

Psicologia Feminina: A Necessidade Neurótica de Amor

O Caminho dos Justos – Moshe Chaim Luzzatto

Éramos Seis, Irene Ravache, Moçambique e Angola

Daniela e os Invasores - Dinah Silveira de Queiroz

Diamante banhado em sangue, a história do Estrela do Sul

"Sei que muitas vezes eu mesmo fui um obstáculo no meu caminho, mas isso acabou"

Como acabei perdendo meu coração - Doris Lessing (Nobel de Literatura em 2007)