Estou lendo "O Encilhamento" de Visconde de Taunay
Encilhamento foi uma crise financeira que aconteceu na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1890,91 e 92. O livro O Encilhamento é um romance ambientado nesse período.
O autor publicou sob o pseudônimo Heitor Malheiros. Segundo o prefácio, vários personagens corruptos são figuras conhecidas da época que eram identificadas pelo leitor. Provavelmente Visconde de Taunay usou pseudônimo para evitar retaliações.
Além de retratar o ambiente financeiro da época, há um dilema amoroso, o protagonista Menezes tem um flerte com Laura, esposa de um figurão, e ao mesmo tempo também tem interesse pela prima adolescente dela, Alice.
Segue um trecho das crises de consciência de Menezes:
Que lhe adiantava analisar-se tanto? Melhor deixar-se ir à corrente dos acontecimentos. Esta vida é rio caudaloso: sigamos à mercê das águas. Muitos projetos meditados, cálculos, penosas combinações; e, afinal, quem nos guia, nos leva, nos empurra, senão o acaso, a sorte, o destino, o ananké, qualquer nome que lhe dê?
Ananké, na grafia moderna, se escreve Ananque e se refere à deusa grega da inevitabilidade.
Será isso verdade? Seremos mesmo apenas joguetes do destino? Se você se interessa pelo assunto, leia também O Andar do Bêbado versus A Lógica do Cisne Negro. Até breve!
Comentários
Postar um comentário