Perdas & Ganhos - Lya Luft
Perdas & Ganhos foi um best seller da escritora gaúcha, Lya Luft, em 2003. Não tem como classificá-lo.
O escritor brasileiro Carlos Heitor Cony tem um livro chamado Quase Memórias. Seguindo a mesma linha linha de raciocínio, talvez Perdas & Ganhos seja um Quase Ensaio.
A autora fez um trabalho com grupos de mulheres (e ao final, com um grupo de homens) que se reuniam para discutir as perdas e ganhos da maturidade e do envelhecimento.
O livro nasceu das discussões desses grupos e de muita experiência pessoal da autora. Não é definitivo sobre o tema, mas é válido por levantar alguns questionamentos importantes. Um bom livro para se dar de presente.
Segue uma pequena passagem da obra:
"Um dia me pediram para escrever sobre um "casal perfeito": bom para quem gosta de desafios. Minha primeira providência foi cercar com aspas o vocábulo "perfeito".
O que justificaria o rótulo sobre o qual eu deveria escrever?
Imediatamente ocorreu-me que parceiros de um casal "perfeito" precisam se querer bem como se querem bem os bons amigos e temperar esse afeto com a sensualidade que distingue amizade de amor. Duas pessoas que se compreendem, sem ressentimentos nem cobranças, a inevitável dose de peculiaridade do ser humano e sua dificuldade de comunicação. Em última análise toda a sua complicação.
A melhor parceria deve ser aquela em que um aceita o outro sem ter de se submeter a qualquer coisa pelo outro; em que um aprecia e admira o outro, mas tem por ele ternura e cuidados. Sobre tudo aquele em que um parceiro não investe no outro todos os seus projetos, à primeira decepção passando de amor a rancor.
Se o outro servir de cabide para os nossos sonhos mais extravagantes de perfeição, o primeiro vento contrário derruba o pobre ídolo que não tem culpa de nada.
No casamento saudável há um propósito geral: quero passar com você o melhor dos meus dias, construir com você uma relação gostosa, importante e definitiva."
Gostou? Por favor, comente, compartilhe e ajude a divulgar o nosso blog.
Bom fim de semana. Até domingo!
Comentários
Postar um comentário