Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2015

Paris não acaba nunca de Betty Milan

Imagem
Paris não acaba nunca é um livro que comprei pouco antes de viajar. Ele foi escrito por Betty Milan, uma brasileira apaixonada pela França. Ela foi inclusive representou a Literatura Brasileira numa Feira de Livros em Paris. O livro não tem o propósito de servir como guia turístico, mas é uma literatura interessante para quem pretende visitar Paris algum dia.  Trata-se de uma coleção de crônicas sobre coisas que autora achava interessante na cidade. E ele agrega uma nova perspectiva para uma viagem. Por exemplo, ressalta que determinados percursos, quando você faz em um sentido, você vê tais e tais coisas, quando você faz em outro sentido (na volta) você vê coisas totalmente diferentes. Parece até que está passeando em outra cidade.   E Paris é isso mesmo, uma surpresa a cada esquina.  Torre Eiffel Betty Milan tem um estilo único Ela não usa pontos finais Toda vez que uma frase termina, ela pula uma linha e vai  para o próximo parágrafo (como eu estou faz

Top 3: Livros sobre a Segunda Guerra

Imagem
Comprei dois livros sobre a Segunda Guerra no mês de agosto. Para manter a temática, resolvi acrescentar mais um que já fazia parte da minha estante e fazer um Top 3 . 1. Título: Hammerstein ou A Obstinação Subtítulo: Uma história alemã Autor: Hans Magnus Enzensberger Editora: Companhia das Letras Ano: 2008 Comentários:  Esse livro conta a vida do general alemão Hammerstein, " um militar que considera a preguiça essencial; um político de índole cosmopolita, pronto a colaborar estreitamente com a União Soviética ;" entre outras características não ortodoxas. Ou seja, um cara que só por existir, já incomodava o Hitler.  A Jaci do blog Literatura Brasileira  me pediu para comprar o livro A Muralha  ( faz parte do desafio Mulheres na ABL ). Aí, a livraria tava em promoção...Já que eu já tava lá mesmo, não resisti e comprei este livro e mais outro...Risos. Mas a culpa é da Jaci, mãe! 2. Título:   Lieutenant de panzers (Tenente de Panzers, tradução livre)

Algumas Aquisições na Livraria Sá da Costa

Imagem
Após uma agradável conversa, estes foram os livros que eu adquiri na Livraria Sá da Costa . Manuscrito Árabe do Século XVI Título: História dos Portugueses no Malabar Autor: Zinadím  Data de Publicação: 1898 Comentários: O livro está completo com todas as páginas e mapas da época. O dono anterior fez anotações sobre o texto em folhas brancas avulsas. A Costa de Malabar se encontra no sudoeste da Índia, próximo onde hoje é o Sri Lanka. Não encontrei nenhuma referência sobre quem seria este autor. Vou ter que ler o livro para descobrir.   A contracapa diz que nesta edição foram tirados 1.000 exemplares. Agora este é um dos 5 livros mais antigos da minha biblioteca.  História de Portugal Título:  Primeiros Esboços da História de Portugal (esq.) Autores:  Chagas Franco e Aníbal Magno Data de Publicação:  1913 Título:  A Sociedade Medieval Portuguesa (dir.) Autores:  A. H. de Oliveira Marques Data de Publicação:  1987 Comentários:

Como você pode baixar um livro em pdf e ler no Kindle?

Imagem
  O Kindle é o leitor digital da Amazon, provavelmente o mais usado e o mais conhecido.  Além do aparelho para leitura, é possível baixar o aplicativo Kindle para computadores e celulares. Uma vez que a pessoa comprou um livro digital na Amazon, este livro fica na nuvem e é possível lê-lo em qualquer desses aparelhos.  Algumas pessoas me perguntaram se " Todos os livros que se lê no Kindle tem de ser necessariamente comprados da Amazon? " A resposta é " Não. A Amazon incentiva muito a compra, mas existem outras opções gratuitas ".    Dentro do próprio site da Amazon é possível procurar por livros grátis  e encontrar alguns títulos.  Mas se você procurar na Internet por livros de domínio público, ou seja, cujos direitos autorais já expiraram, você vai encontrar muitas obras interessantes.   As leis de direitos autorais variam de país para país. No caso brasileiro, uma obra literária perde os direitos autorais 70 anos após a morte do autor.

Voltamos! Livraria Sá da Costa em Lisboa: Recomendo!

Imagem
  Julho e agosto foram meses  de muitos livros. Recebi doações. E viajei para Europa, onde comprei mais livros. No total foram quase 20, além de muitos passeios e conversas literárias.  Começando por Lisboa e pela  livraria, editora e sebo Sá da Costa . Um estabelecimento histórico de Portugal, próxima à praça Fernando Pessoa.  Livraria Sá da Costa  A Livraria Sá da Costa pediu falência em 2013, quando completava um século exato de funcionamento. Após muitos protestos de intelectuais portugueses, ela foi reaberta pelo livreiro Pedro Castro e Silva, com apoio governamental.  Tive a honra de conversar com Pedro, uma pessoa muito culta e simpática.  Foi a conversa mais interessante que tive em Lisboa.  Ele me explicou muita coisa sobre a História de Portugal e me recomendou livros. Valeu muito a pena, mas saí da livraria endividada....Hahahaha.  As minhas aquisições já é assunto pra outros  posts ...Encerro com uma homenagem a Portugal. O poema Autopsicografia d